Os bastidores dos hiper do Ti Belmiro...

Re: Os bastidores dos hiper do Ti Belmiro...

Mensagempor XôZé » Sábado 5 Dezembro 2009, 23:05

Reboredo Escreveu:
Estás à vontade para fazeres um desenho.

"Não carece." Do produtor ao consumidor. A perda de soberania com os (tratantes) de Lisboa e as directivas europeias limitam o conceito de economia positiva. Este modo de pensar vai primeiramente ao encontro de domínios e conceitos comuns, tais quais o desenvolvimento sustentável, o comércio equitável, a finança ética. Economia Positiva pela Humanidade, seu meio-ambiente (social, societal e ecológico) e seu futuro.

A Economia Positiva é harmonizar os seus actos económicos quotidianos com os seus valores humanos.

Solução subjectiva (para bom entendedor: isso dá pano para mangas). :)

Fonte? :arrow: ....... :?
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor Arp » Sábado 5 Dezembro 2009, 23:12

Reboredo Escreveu:"Não carece." Do produtor ao consumidor. A perda de soberania com os (tratantes) de Lisboa e as directivas europeias limitam o conceito de economia positiva. Este modo de pensar vai primeiramente ao encontro de domínios e conceitos comuns, tais quais o desenvolvimento sustentável, o comércio equitável, a finança ética. Economia Positiva pela Humanidade, seu meio-ambiente (social, societal e ecológico) e seu futuro.

A Economia Positiva é harmonizar os seus actos económicos quotidianos com os seus valores humanos.

:shock:
Não era exactamente para uma aula de economia política nem dos malefícios da UE, mas tão só saber como faço para comer peixe sem ir à praia e sem intermediários.
Se não houver como me explicares isso de um modo, digamos, mais popular vou acabar por desistir de comer peixe, ou ir mesmo é comprá-lo ao Ti Belmiro e prontos.
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Registado: Sábado 13 Outubro 2007, 14:02

Mensagempor Reboredo » Domingo 6 Dezembro 2009, 16:26

Espero assim ter respondido quer ao XôZé quer ao Arp,

A resolução de uma dificuldade não é uma coisa subjectiva. Não se passa exclusivamente no espírito. É na prática (Aplicação das regras e dos princípios de uma arte ou de uma ciência) do quotidiano e na reflexão que encontramos o modo adequado de fazer algo. Assim:

Existem quintas em que se podem comprar directamente os legumes, as frutas, o queijo, a manteiga, as compotas, o leite, os iogurtes, os tuberculos, (Bot. Excrescência que se desenvolve numa parte qualquer de uma planta, mas principalmente na raiz, como na batateira, etc..) a carne, os enchidos e as aves.

Nas praias também podes comprar peixe que pequena embarcações (e tu sabes do que estou a escrever) trazem para terra e que são vendidos sem passar pela lota ou fazerem parte dos acordos das grandes superfícies e os grupos de pescadores ou armadores.

Tens ainda o comércio equitavel via Oxfame internacional etc., etc.. em que os preços não são inferiores ao das grandes superfícies mas ficas com a certeza de que o produtor não foi explorado.

A "POSECO" :arrow: http://www.poseco.org/poseco_content.ph ... rticle=325

Jacques ATTALI président de la Banque européenne pour la reconstruction et le développement Também ajuda.

O Mercado Roque Santeiro (mesmo com intermediários) etc., etc..

Reboredo
Sempre sempre não, mas sempre sempre até é bom.
Reboredo
Furriel
Furriel

Registado: Quinta-Feira 11 Outubro 2007, 18:23

Mensagempor Tovi » Domingo 6 Dezembro 2009, 16:37

Reboredo Escreveu:(...) Existem quintas em que se podem comprar directamente os legumes, as frutas, o queijo, a manteiga, as compotas, o leite, os iogurtes, os tuberculos, a carne, os enchidos e as aves. Nas praias também podes comprar peixe (...)

...e também se pode, quase certo, apanhar um grande caganeira. ;)

Meus caros amigos… eu ando todos os dias por este País fora (principalmente no Norte) e tudo o que tem a ver com “particular”, “caseiro” ou “feito à moda antiga”, só me faz lembrar que há já muitos anos que a ASAE deveria estar no terreno.
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Mensagempor XôZé » Domingo 6 Dezembro 2009, 19:19

O que o Reboredo nos quer transmitir traduz-se no regresso à sociedade recolectora.

Será mais ou menos assim: Uma vaca por um cavalo, um porco por um chibo, etc. & tal.

Sem capital e tudo apalavrado, portanto. :roll:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor Reboredo » Segunda-Feira 7 Dezembro 2009, 00:28

Reboredo
Furriel
Furriel

Mensagempor Viriato » Sexta-Feira 11 Dezembro 2009, 07:16

Tovi Escreveu:
Meus caros amigos… eu ando todos os dias por este País fora (principalmente no Norte) e tudo o que tem a ver com “particular”, “caseiro” ou “feito à moda antiga”, só me faz lembrar que há já muitos anos que a ASAE deveria estar no terreno.

tens razão a 1000% !
Imagem
Sou capaz do melhor como do pior, mas no pior, sou eu o melhor !
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Registado: Segunda-Feira 8 Outubro 2007, 16:38

Mensagempor Reboredo » Sexta-Feira 11 Dezembro 2009, 11:10

tudo o que tem a ver com “particular”, “caseiro” ou “feito à moda antiga”, só me faz lembrar que há já muitos anos que a ASAE deveria estar no terreno.

Como por exemplo os teus licores que eu adoraria provar mesmo sem o control da ASAE, As compotas, as "marmeladas" as geleias, os fumeiros antigos (agora toda a gente cozinha a gás e só se encontram fumeiros industriais) feitos pelas nossas avós.
Reboredo
Furriel
Furriel

Mensagempor Tovi » Sexta-Feira 11 Dezembro 2009, 20:18

Reboredo Escreveu:(...) por exemplo os teus licores (...)

Os meus licores são para eu beber cá em casa... e nunca para serem vendidos.
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Mensagempor Scalabis » Sexta-Feira 11 Dezembro 2009, 20:38

Do que o Reboredo falou e que não consigo encontrar apaguei, tudo o resto basta-me fazer meia duzia (6) de kms (reais) e consigo arranjar tudo com uma qualidade que muito provavelmente a maioria das pessoas que vive sempre numa grande cidade nunca comeu ou chegará a comer, no entanto a ASAE é capaz de chegar ao local e confiscar tudo em 5 minutos .
A razão é simples em relação aos produtos horticulas, ou porque estão colocados numa caixa de madeira e deveriam estar num tabuleiro de aluminio todo bonito e bem regados com agua, apenas para abrir o olho a quem não sabe ver se uma alface é do dia ou se já tem 15 dias de armazém, é confiscado, mas o problema é que nas grandes cidades o que não se vende acaba nas bancas no dia a seguir, aqui dá-se ás galinhas e aos coelhos porque as folhas ficam murchas e velhas.
O queijo fresco é todos os dias do dia, o que se faz vende-se todo porque se faz a contar com isso, embalado dá normalmente para 3/4 dias, no entanto a ASAE confisca os queijos se forem feitos artesanalmente por causa da higiene, nem que as fábricas destes compostos sejam mais limpos que a Ti Rita que os faz.
O pão caseiro feito á moda antiga com a devida reza que á maioria das pessoas nunca passa no estreito é feito em forno de lenha, a ASAE encerra, o fumo intoxica o pão...mas comer pão de plástico com carradas de sal e fermento para dar mais qu€ntid€de é muito bom.
Como muito mais coisas que a ASAE manda para o lixo e quem dera que vocês as comessem também, mas claro a minha realidade de provincia será sempre diferente da vossa, "nós ainda não vivemos no mesmo mundo" há diferenças e quem manda tem generalizado e na minha opinião não pode ser.

Eu ainda como uma galinha de cabidela feita á minha frente, e vocês ?

Reboredo Escreveu:Existem quintas em que se podem comprar directamente os legumes, as frutas, o queijo, as compotas, o leite, os tuberculos, a carne, os enchidos e as aves.

Tovi Escreveu:Meus caros amigos… eu ando todos os dias por este País fora (principalmente no Norte) e tudo o que tem a ver com “particular”, “caseiro” ou “feito à moda antiga”, só me faz lembrar que há já muitos anos que a ASAE deveria estar no terreno.

Não sei se a tua zona de trabalho é só o norte, mas a trabalhares principalmente no norte nunca poderás falar dessa forma tão abrangente, é claro que a ASAE faz falta, contentores e contentores de peixe ou carne com anos de frio e muitas vezes podre é um crime, aí sim a ASAE faz falta, agora tirarem-me o que de bom posso comer só por causa de uma lei idiota?
No outro dia matou-se o porco para uma festa de aldeia, a ASAE disse que não se podia fazer e que obedecia a que tivesse presente um veterinário, o porco virou feveras e toucinho para assar e os gajos da ASAE se não saissem de lá tão depressa eram postos a assar também.

Isto é o povo com os seus usos e costumes, eu também vou ao Belmiro e fico muito contente com os filmes que eles fabricam, mas nunca será a mesma coisa comprar num hipermercado ou na loja de provincia.
Imagem

Imagem Imagem
Scalabis
Alexandre, o grande
Alexandre, o grande

Registado: Quinta-Feira 11 Outubro 2007, 22:17

AnteriorPróximo

Voltar para Economia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante