Jornalistas...

Jornalistas...

Mensagempor Arp » Domingo 5 Abril 2009, 03:17

A RTP e a Antena 1 enviaram a Luanda a jornalista Ana Isabel Costa para acompanhar a visita papal.
Para além das eventuais reportagens, um blogue foi aberto para este efeito, onde a jornalista foi colocando matérias sobre a sua visão do que a rodeava. (http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/papa-em- ... &post=8252 )
Num dos primeiros comentários intitulado, se não estou em erro, Atribulações de uma jornalista em Angola, ou qualquer coisa parecida, a repórter descrevia uma série de problemas que teve de enfrentar à chegada, alguns dos quais bem reais e comuns por aqui para viajante de primeira instancia.
Acontece que, se alguns dos problemas que dizia ter enfrentado são reais para o visitante comum, já para uma jornalista enviada por duas referências da informação em Portugal, isto não me fez o menor sentido pelo que coloquei nos comentários o seguinte...

Não percebi…

- Como é que a RTP e a Antena 1 atiram uma neófita, sem a mínima experiência de Angola, e pelos vistos de África, para o meio destes “selvagens” completamente despreparada.
- Como é que se manda a dita cuja sem um serviço de atendimento no aeroporto, obrigando a pobrezinha a confrontos com transportadores de malas e quejandos. Só lhe faltou ter de fazer o percurso aeroporto/”hotel a 400 metros” em “azulinho”, o que seria uma experiência enriquecedora.
- Onde é o tal “hotel a 400 metros”! Será na rotunda do aeroporto? É que o hotel mais próximo do aeroporto (Hotel Alvalade) fica mais ou menos a 1300 metros em linha recta, a 2000 metros com um motorista que conheça as ruas e, na pior das hipóteses, a 3250 metros com um que as não conheça. De qualquer dos modos para ter demorado uma hora a fazer este percurso (se este for o hotel) deve tê-lo feito de marcha atrás. Eu, que já demorei dezoito minutos e quarenta e três segundos, cronómetrados, a subir de carro os 1200 metros da lisboeta Avenida da Liberdade, demoro em média de 25 a 30 minutos a fazer o percurso aeroporto/alvalade no indizivelmente caótico transito de Luanda, verdade única e insofismável dos textos.

Ana, desejo-te coragem e fé, muita coragem e fé mesmo, para enfrentar esta complicada missão religiosa, mas creio que vais sobreviver para rever o André e a Mariana.
Amém.

Recebi então a seguinte informação...
Obrigado. O seu comentário foi registado para aprovação.

... e de facto no dia seguinte lá estava devidamente estampada a minha douta opinião.

Surpresa foi que alguns dias depois, ao dar uma volta pelo blogue, verifiquei que tudo tinha sido eliminado. Quer dizer, o escrito da jornalista foi apagado levando junto os comentários inerentes.
Fantástico, não é?

Bom, hoje voltei lá e, em consideração às notas finais ali colocadas ( http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/papa-em- ... &post=8579 ), que terminam...

“O meu respeito pelos angolanos, que são sujeitos a duras provas, em alguns casos para garantir a sobrevivência numa das capitais mais caras do mundo, cresceu e muito.
E, não se trata de paternalismo. É genuíno respeito e admiração por todos os que têm sempre um sorriso pronto e uma palavra amiga quando são abordados na rua.”

...deixei a seguinte observação...
Obrigado, Ana.
Depois das atribulações á chegada, que estranhamente desapareceram dos textos, é com agrado que concedo que também o meu respeito pela tua pessoa e pela jornalista em ti cresceu e muito.
Talvez seja apenas presunção minha, mas tenho a sensação que também tu cresceste um pouco com esta pequena “aventura em África”.
Se assim foi, fico contente que assim seja.
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Registado: Sábado 13 Outubro 2007, 14:02

Re: Jornalistas...

Mensagempor XôZé » Domingo 5 Abril 2009, 04:22

Então quer-se dizer... :?

O meu amigo vai colocar comentários de louvores no blogue do canal do Estado nacional e o que é que estava à espera? :shock:

Por ali não funciona o lápis azul, aquilo é muito pior - vai tudo à catanada! :mrgreen:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor Arp » Domingo 5 Abril 2009, 05:15

Também removidas do seu próprio blogue, foram as declarações da venezuelana Dayana Mendoza, Miss Universo em titulo, depois da sua visita à Prisão de Guantánamo.

A organização do concurso não aceitou lá muito bem as declarações da rainha de beleza sobre a visita:

Imagem

"Esta semana, Guantánamo!!! Foi uma experiência incrível... Todos os rapazes do Exército foram surpreendentes com a gente.

“Visitámos os campos de detenção e as celas, onde tomam banho, como se divertem com vídeos, aulas de arte, livros. Foi muito interessante”,

"Eu não queria sair, era um lugar relaxante, tão calmo e bonito"

"Foi muito divertido.
Apanhamos boleia com os Marines para conhecer a divisa com Cuba, onde eles nos contaram um pouco da história do lugar"

É muito bonita esta miúda, não é?

Imagem
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Registado: Sábado 13 Outubro 2007, 14:02

Mensagempor XôZé » Domingo 5 Abril 2009, 16:51

Arp Escreveu:É muito bonita esta miúda, não é?

É!...É!...É!... :grin:

Dá para ver à vista desarmada que tem tudo no lugar certo :grin: bastando apenas para atingir a perfeição que se proceda ao enchimento daquilo que transporta entre as orelhas. :twisted:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Mensagempor Max » Terça-Feira 7 Abril 2009, 01:21

XôZé Escreveu:Dá para ver à vista desarmada que tem tudo no lugar certo :grin: bastando apenas para atingir a perfeição que se proceda ao enchimento daquilo que transporta entre as orelhas. :twisted:

Às vezes há coisas que é melhor deixar como está! :whistle: :whistle:

Assim foi para para Guantanamo feliz e contente e veio de lá mais feliz ainda. :lol: Felicidade essa que conseguiu contagiar a todos os que a rodearam na viagem!! 8-)
Max
Grão Mestre
Grão Mestre

Registado: Terça-Feira 29 Julho 2008, 00:14

Mensagempor Max » Terça-Feira 7 Abril 2009, 01:23

Mas ó Arp, grandes aventuras com a menina jornalista!

algo me diz que a novela ainda nem vai a meio! :grin:
Max
Grão Mestre
Grão Mestre

Registado: Terça-Feira 29 Julho 2008, 00:14

Mensagempor XôZé » Terça-Feira 7 Abril 2009, 01:39

Max Escreveu: Às vezes há coisas que é melhor deixar como está! :whistle: :whistle:

Sim...sim...não vá desarmar-se o cenário. :P
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Voltar para Televisão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante