Festada da Mãe Soberana.

Festada da Mãe Soberana.

Mensagempor XôZé » Domingo 18 Abril 2010, 19:58

Lá vai reportagem... :grin:

Decorreu hoje na terreola aquela que a par do Carnaval de Loulé, é a maior festa religiosa a sul de Lisboa, dedicada à padroeira da cidade.

Esta festa realiza-se todos os anos 15 dias após o feriado pascal.

Nesse dia, a festa considerada "menor", o andor desce da capela situada no monte com a designação da padroeira e é colocado na igreja de S. Francisco na cidade onde então ficará disponível para os crentes efectuarem as suas preces.

Na quinzena posterior, naquela que é considerada a festa "grande" e que decorreu no dia hoje culmina com o seu regresso ao santuário de origem.

De manhã o andor deixa a igreja e é depositado junto ao monumento do saudoso Engenheiro Duarte Pacheco (mesmo aqui na minha vizinhança) onde da parte da tarde é realizada uma homilia presidida por sua excelência, o senhor Bispo do Algarve na presença de um mar de crentes.

Nos dois videos seguintes poderão inteirar-se dessas duas étapas.

Terminada a missa, inicia-se então a procissão que percorre as principais ruas da cidade e culmina no regresso do andor à capela original no monte onde se encontra também costruído o santuário consagrado a Nossa Senhora da Piedade/Mãe Soberana.

O momento da subida ao monte é de facto impressionante, seja pelas dificuldades inerentes ao peso do próprio andor e a complicada geografia do terreno, como pelo fervor religioso evidenciado pelos fiéis.

O vídeo seguinte congrega e resume o essêncial das festividades que hoje tiveram lugar na cidade de Loulé.

Este ano e com alguma pena não pude estar presente mas certamente a minha falta não foi notada. :?

Deitei-me tarde ontem :mrgreen: e hoje a berraria missal conjugada com a morteirada não me deixaram dormir a partir das 3 da tarde o que convenhamos, não sendo um crime, é pelo menos pecado. :mrgreen:

Mais logo à noite tentarei assistir ao fogo de artíficio que é sempre um momento a não perder, dando-se então por encerradas as festividades.

Para o ano, há mais.
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Re: Festada da Mãe Soberana.

Mensagempor Tovi » Domingo 18 Abril 2010, 20:06

XôZé Escreveu:(...) Este ano e com alguma pena não pude estar presente (...)

Andas com a más companhias do «zézen» e do «Arp» e depois já nem vais às procissões... ;)
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Mensagempor XôZé » Domingo 18 Abril 2010, 20:16

Tovi Escreveu: Andas com a más companhias do «zézen» e do «Arp» e depois já nem vais às procissões... ;)

É isso mesmo! :content: :content: :content:

Para o ano logo cumpro uma penitência a dobrar. :lol:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Mensagempor Arp » Domingo 18 Abril 2010, 20:45

Para o ano, lembra-me a tempo e se conseguires alterar os festejos para a noite, até te acompanho de "copo e vela" e tudo. :grin:
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Registado: Sábado 13 Outubro 2007, 14:02

Mensagempor XôZé » Domingo 18 Abril 2010, 20:56

Fica combinado, o terço levo eu. :lol:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Mensagempor zézen » Segunda-Feira 19 Abril 2010, 04:25

Fazes bem, O Arp leva a vela bem oleada, nunca se sabe... pode ser que encontre um padre em penitência. :mrgreen:
a.o.s., foi, é, e serà sempre, um F.D.P.
zézen
tem opinião sobre tudo, e sobretudo opinião
tem opinião sobre tudo, e sobretudo opinião

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 17:10

Voltar para Religião

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante