Licor de Poejo

desde o vinho do Porto até ao Chateau Latour, que Louis XIV apelidava de " néctar dos Deuses "

Licor de Poejo

Mensagempor Tovi » Sábado 14 Novembro 2009, 15:17

Fazendo uma busca na NET sobre LICOR DE POEJO o que mais nos aparece é “uma bebida feita com vodka”… E a que propósito é que há-de ser feito com um destilado originário dos países com clima muito frio do leste europeu e não com uma boa aguardente vínica portuguesa?... Cá para mim o poejo (Mentha pulegium - planta aromática, de crescimento espontâneo, conhecida há séculos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental) pode ser a base de um excelente licor nacional.

Experimentem esta minha receita (adaptada de muitas outras que encontrei por aí publicadas) e depois digam-me qualquer coisa.

Ingredientes: 1 litro de aguardente vinícola; 1 litro de água; 1 kg de açúcar; 1 molho de poejos.
Preparação: Coloque o molho de poejos dentro de um frasco e encha-o com a aguardente; Deixe macerar durante 15 dias, agitando de vez em quando; Passados os quinze dias, prepare uma calda com a água e o açúcar (deixe ferver três minutos, apague o lume e deixe arrefecer); Junte a aguardente e a calda, mexa, coloque em garrafas e deixe estagiar durante pelo menos 15 dias.
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Re: Licor de Poejo

Mensagempor Tovi » Sábado 28 Novembro 2009, 17:24

Imagem > Poejo - Mentha pulegium

Acabei agora mesmo de preparar o meu primeiro Licor de Poejofiz a calda, juntei a aguardente macerada com a planta aromática e vai agora estagiar durante 15 dias – e está cá a parecer-me que vai ficar bom. E como a “medicina caseira” está na ordem do dia, fiquem a saber que o poejo (Mentha pulegium) é utilizado como expectorante, contra a gripe, constipações, tosse crónica, bronquite e asma, muito bom como calmante para o sistema nervoso, insónias e dores reumáticas, havendo também quem o utilize contra a acidez do estômago e enjoos.
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Re: Licor de Poejo

Mensagempor XôZé » Sábado 28 Novembro 2009, 22:08

Desconfio que andas em leituras que me são próximas... :mrgreen:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12