Foi o que me disse a minha médica...

Foi o que me disse a minha médica...

Mensagempor Tovi » Domingo 2 Março 2008, 19:03

Pois foi!... Foi o que me disse a minha médica na semana passada...

JN de hoje Escreveu:
Churrascos, enchidos e sal são um perigo

O consumo exagerado de grelhados de carne é um factor de risco para o cancro do estômago, que mata em média oito portugueses por dia. O alerta foi lançado ontem, num congresso sobre gastrenterologia, no Algarve.
A par do aumento da ingestão de grelhados, o gastrenterologista David Marques, do Hospital dos Capuchos, observou que a manutenção do consumo de enchidos e carnes fumadas e o exagero no sal também são responsáveis pela forte incidência do carcinoma em Portugal.
Sublinhando que se trata do país europeu com mais mortes por cancro no estômago, o clínico observou que as taxas de mortalidade - 2.900 óbitos em 2005 - se têm vindo a manter desde então. "Não subiram mais devido ao uso do frigorífico", acentuou, garantindo que se o hábito do churrasco, sobretudo de carnes vermelhas, se alargasse entre os portugueses para além dos fins-de-semana, o número de casos dispararia.
Contrapôs aos hábitos importados dos EUA a dieta mediterrânica - "à base de azeite, alho e refogados não muito puxados" -, sustentando que o crescimento do número de cancros nas últimas duas décadas se deveu precisamente ao abandono dessas tradições dietéticas.
O consumo excessivo de sal foi apontado por David Marques como um dos grandes factores indutores da doença, pelo seu papel na conservação das bactérias que propiciam o aparecimento do carcinoma. Como caminho para a prevenção, apontou o consumo de saladas, bem lavadas, verduras e legumes.
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Re: Foi o que me disse a minha médica...

Mensagempor Viriato » Domingo 2 Março 2008, 20:00

os americanos comem disso com fartura e ainda estão muitos vivos ! :roll:
Imagem
Sou capaz do melhor como do pior, mas no pior, sou eu o melhor !
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Registado: Segunda-Feira 8 Outubro 2007, 16:38

Mensagempor zézen » Domingo 2 Março 2008, 21:59

Tovi Escreveu:Pois foi!... Foi o que me disse a minha médica na semana passada...

Já tive uma médica assim. Também era muito mentirosa :P
a.o.s., foi, é, e serà sempre, um F.D.P.
zézen
tem opinião sobre tudo, e sobretudo opinião

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 17:10

Mensagempor XôZé » Domingo 2 Março 2008, 23:13

O problema está na grelha.

Se usassem carvão vegetal nada disso acontecia. :roll:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor Arp » Segunda-Feira 3 Março 2008, 01:13

Já que estão tão preocupados, tomem lá uns conselhos que palmei daqui...

http://www.cm-vnpaiva.pt/pls/portal/doc ... LHOS_0.PDF

Hoje em dia sabe-se que os hábitos alimentares inadequados e a inactividade física são dois dos
principais factores de risco para o aparecimento de doenças como a obesidade, as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, nomeadamente os relacionados com o sistema digestivo.
É por isso importante que todos tenhamos um estilo de vida saudável, nomeadamente as crianças, tendo cuidado com os hábitos alimentares, praticando actividade física e não fumando.

RECOMENDAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM CRIANÇAS

Tomar sempre o pequeno almoço:
A criança deve iniciar o dia com um pequeno almoço completo, equilibrado e saudável. Para isso é importante consumir-se leite ou seus derivados, pão escuro ou de mistura ou cereais integrais e não esquecer a fruta fresca!

Evitar estar-se mais de 3 horas sem comer:
Os pais e professores devem ter em atenção que é necessário fazer-se merendas entre as três principais refeições e uma pequena ceia antes do deitar!

Diminuir o consumo do sal:
Reduza a quantidade de sal que usa na confecção dos alimentos, opte por usar ervas aromáticas e especiarias para que os cozinhados fiquem mais apetitosos. Não se deve adicionar sal fino aos partos já confeccionados.
Deve igualmente evitar-se os alimentos salgados (ex. chouriço e outros produtos de charcutaria e salsicharia, molhos pré preparados, batata frita (empacotadas) etc…).

Evitar o açúcar e produtos açucarados:
Não adicionar açúcar ao leite, tentar habituar as crianças ao sabor natural do leite. Deve evitar-se o consumo exagerado de produtos ricos em açúcar (ex: bolos, rebuçados, chocolates, gomas, refrigerantes, etc…). Estes alimentos só devem ser consumidos ocasionalmente e de preferência após a refeição.

Aumentar o consumo de hortaliças e legumes!
Iniciar sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes. Estes alimentos são um acompanhamento fundamental para o prato.

Consumir de preferência peixe e carnes brancas (ex. aves e coelho).
O peixe e as carnes brancas fornecem as mesmas quantidades de proteína que as carnes vermelhas (ex. carne de vaca ou de outros mamíferos), com a vantagem de terem menor quantidade de gordura, por isso o consumo de carnes vermelhas deve ser muito esporádico.

Beber água simples em abundância ao longo do dia!
Evitar o consumo de refrigerantes pois estes são geralmente pobres em nutrientes e ricas em açúcar.

Reduzir o consumo total de gordura, em especial da gordura saturada, existente principalmente em produtos de origem animal.

Diminuir não só a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, mas também o consumo de alimentos com elevado teor de gordura (ex. margarina, manteiga, produtos de charcutaria e salsicharia, massas folhadas, rissóis, toucinho, etc. …).

Preferir métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos e grelhados!
Deve adicionar-se a gordura aos assados no forno, que seja apenas azeite e em pequenas quantidades.
Deve evitar-se o consumo de alimentos fritos, pois estes contêm grandes quantidades de gordura.
Nos alimentos grelhados não consumir as partes carbonizadas (queimadas), pois estas são muito prejudiciais para a saúde.
Não se utilizar gorduras que foram sobre aquecidas ou óleos queimados.
Deve evitar-se cozinhar mais do que duas vezes com a mesma gordura, pois as altas temperaturas a que esta é submetida durante o processamento culinário (ex. fritura), levam á sua degradação e ao aparecimento de substâncias cancerígenas, que passam para o alimento
enquanto este é cozinhado.
Privilegiar sempre o consumo de azeite em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar,
como para temperar os pratos.

Texto elaborado por: Liliana Baptista (Técnica de Nutrição)

Não sei se o nosso amigo Ricardo vai aguentar tanta restrição, mas ninguém disse que vida de gordo é fácil.
O mesmo vale para o Vivi e os americanos amigos dele.
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Registado: Sábado 13 Outubro 2007, 14:02

Mensagempor XôZé » Segunda-Feira 3 Março 2008, 04:31

Arp Escreveu:
Beber água simples em abundância ao longo do dia!
Evitar o consumo de refrigerantes pois estes são geralmente pobres em nutrientes e ricas em açúcar.

Foda-se, matas 99% dos participantes neste Fórum. :twisted:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Mensagempor zézen » Segunda-Feira 3 Março 2008, 09:12

Obrigado por me teres deixado de fora dos 100% ;)
a.o.s., foi, é, e serà sempre, um F.D.P.
zézen

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 17:10

Mensagempor Tovi » Quarta-Feira 18 Fevereiro 2009, 18:38

Imagem

Diz a minha médica de família que tenho que tomar atenção à minha saúde… Estou no limite máximo do grau I da hipertensão (10-16) e provavelmente vou ter que ser medicado.
Para já vou aguardar os resultados dos exames complementares que fiz hoje e logo se verá. Mas uma dietinha vai ter que ser feita e o sal, as bebidas alcoólicas e os alimentos ricos em gorduras vão ter de ser consumidos com moderação.
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Mensagempor Viriato » Quarta-Feira 18 Fevereiro 2009, 18:41

é engraçado que eu tenho um médico que me diz a mesma coisa
se calhar os gajos querem é comer a nossa parte de camarões e de leitão !
Imagem
Sou capaz do melhor como do pior, mas no pior, sou eu o melhor !
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Registado: Segunda-Feira 8 Outubro 2007, 16:38

Mensagempor XôZé » Quarta-Feira 18 Fevereiro 2009, 21:32

O que os vossos médicos queriam dizer em linguagem muito suave é que estão os dois com os pés prá cova. :mrgreen:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Próximo

Voltar para Gastronomia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante