Pão-de-Ló

Re: Pão-de-Ló

Mensagempor Viriato » Segunda-Feira 14 Janeiro 2008, 20:18

eu queria dizer : " descobrir umas coisas ............. ridiculas ! " :lol:
Imagem
Sou capaz do melhor como do pior, mas no pior, sou eu o melhor !
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Registado: Segunda-Feira 8 Outubro 2007, 16:38

Mensagempor olhos de amêndoa » Domingo 28 Setembro 2008, 19:55

Reboredo Escreveu: Palavras para quê!

... é um artista Português e só usa pasta medicinal Couto ... :whistle: ;)
O mais feliz dos felizes, é aquele que faz os outros felizes !
olhos de amêndoa
Dançarina
Dançarina

Registado: Quarta-Feira 24 Outubro 2007, 12:55

Mensagempor Tovi » Quarta-Feira 1 Abril 2009, 21:32

Eu gosto muito de Pão-de-Ló… do verdadeiro, do autêntico, daquele que eu sempre comprei na Margaridense, na Travessa de Cedofeita, no Porto, casa centenária especializada em pão-de-ló, marmeladas e geleias, mas que se finou para sempre em meados de 2007.

Mas ouvi dizer que numa casa da Praça da República em Felgueiras ainda se faz o autêntico “Pão-de-Ló de Margaride”, cozido em forno de lenha e em formas de barro não vidrado.
Amanhã vou passar por lá… e vou comprar um destes ícones da doçaria regional portuguesa.
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Mensagempor Viriato » Quinta-Feira 2 Abril 2009, 05:04

Tovi Escreveu:Eu gosto muito de Pão-de-Ló… do verdadeiro, do autêntico, daquele que eu sempre comprei na Margaridense, na Travessa de Cedofeita, no Porto, casa centenária especializada em pão-de-ló, marmeladas e geleias, mas que se finou para sempre em meados de 2007.

Mas ouvi dizer que numa casa da Praça da República em Felgueiras ainda se faz o autêntico “Pão-de-Ló de Margaride”, cozido em forno de lenha e em formas de barro não vidrado.
Amanhã vou passar por lá… e vou comprar um destes ícones da doçaria regional portuguesa.

eu ouvi dizer que há um pasteleiro, ali para os lados de Ovar, que ainda faz disso ! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Sou capaz do melhor como do pior, mas no pior, sou eu o melhor !
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Registado: Segunda-Feira 8 Outubro 2007, 16:38

Mensagempor Tovi » Quinta-Feira 2 Abril 2009, 18:16

Viriato Escreveu:eu ouvi dizer que há um pasteleiro, ali para os lados de Ovar, que ainda faz disso ! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O que esse tal "pasteleiro" faz não é pão-de-ló... é Doce de Ovos de Ovar. ;)
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Mensagempor Tovi » Quinta-Feira 2 Abril 2009, 18:17

Pois hoje fui a Felgueiras e trouxe de lá um Pão-de-Ló de Margaride que comprei na Fábrica de Pão-de-Ló de Margaride Lda (Marca Registada de Leonor Rosa da Silva), casa fundada em 1730, fornecedora da Casa Real e Real e Ducal Casa de Bragança. É um pão-de-ló leve e suave, a saber a ovos… uma verdadeira delícia. À sobremesa do jantar de hoje vai ser acompanhado de um Porto Fonseca Tawny 20 Anos.
Tovi
Resmungão
Resmungão

Mensagempor XôZé » Quinta-Feira 2 Abril 2009, 19:42

Não se pode colocar aqui um retratito mais que não seja para comparar com a broa do JER? :?
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor Tovi » Quinta-Feira 2 Abril 2009, 19:55

Imagem Pão-de-Ló de Margaride

Ingredientes: 19 gemas + 6 ovos inteiros; 500 g de açúcar; 250 g de farinha; raspa da casca de 1/2 limão; 5 a 6 pedras de sal.

Confecção: Batem-se os ovos com o sal, o açúcar e a raspa da casca de limão durante meia hora; Junta-se a farinha e mistura-se bem, batendo; Tem-se a forma forrada com papel grosso e untado; Deita-se dentro o preparado e leva-se a cozer durante meia hora em forno quente, sem exagero, coberto com um papel grosso.

O autêntico pão-de-ló de Margaride é cozido em forno de lenha em formas de barro não vidrado. Estas formas constam de três tigelas, duas iguais e uma mais pequena, sendo esta colocada invertida no centro de uma das outras tigelas formando um cano. Depois de forrada com papel grosso, em quadrados sobrepostos, a massa é aí deitada, os bicos do papel virados para dentro e depois tapada com a outra tigela. Na fotografia ao lado pode-se ver um autêntico pão-de-ló de Margaride fabricado hoje pelos sucessores de Leonor Rosa da Silva, que foi fornecedora da Casa Real.

(in "Sabores da Lusofonia")
Tovi
Resmungão
Resmungão

Mensagempor XôZé » Quinta-Feira 2 Abril 2009, 20:07

ehehe...buuuunitoooooo!!! :grin:

Esse tem pito? :lol:

Tovi: atenção ao Castrol!!! 8-)
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor Tovi » Quinta-Feira 2 Abril 2009, 21:40

XôZé Escreveu:Tovi: atenção ao Castrol!!! 8-)

Está controlado... Sem qualquer medicação os valores estão em 205, ligeiramente acima do valor ideal máximo de 180 mg/dL.
Tovi
Resmungão
Resmungão

AnteriorPróximo

Voltar para Gastronomia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante