o 25 de Abril foi assim ......

o 25 de Abril foi assim ......

Mensagempor Viriato » Quinta-Feira 11 Outubro 2007, 16:50

Às 22h55 de 24 de Abril de 1974, através dos "Emissores Associados de Lisboa", João Paulo Diniz coloca no ar, a partir dos estúdios do Rádio Clube Português, a canção "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho - que vencera a edição de 1974 do Festival RTP da Canção, realizado poucas semanas antes -, a "senha" de início da Revolução:

“Faltam cinco minutos para as vinte e três horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, “E Depois do Adeus””.

O processo é colocado em marcha!

(Pode ouvir a música aqui!)

"Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.

Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder

Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci

E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
Te desfolhei...

E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós"
Imagem
Sou capaz do melhor como do pior, mas no pior, sou eu o melhor !
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Registado: Segunda-Feira 8 Outubro 2007, 16:38

Re: o 25 de Abril foi assim ......

Mensagempor Viriato » Quinta-Feira 11 Outubro 2007, 17:39

Às 00h20 de 25 de Abril de 1974, no programa “Limite” (de produção independente), transmitido pela Rádio Renascença, em bobine previamente gravada por Leite de Vasconcelos , o locutor Manuel Tomás- depois de ler a primeira estrofe (“Grândola, vila morena / Terra da fraternidade / o povo é quem mais ordena / dentro de ti ó cidade”) -, lançava no ar a música de Zeca Afonso, “Grândola Vila Morena” (que pode ouvir aqui!) ; a confirmação do início das operações;

Imagem

a Revolução já estava em marcha...

Seguiu-se a leitura de poemas da autoria de Carlos Albino, jornalista do República e colaborador do referido programa que, por intermédio de Álvaro Guerra e a pedido do comandante Almada Contreiras, fora incumbido de desempenhar essa missão de crucial importância para o arranque sincronizado e irreversível das forças do MFA.
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Viriato » Terça-Feira 16 Outubro 2007, 20:13

Cerca da 01h30, Salgueiro Maia, depois de deter o comandante da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, faz acordar os militares, ordenando a formação em parada, “recrutando” os soldados disponíveis para o acompanhar numa acção militar a desencadear em Lisboa, com a finalidade de depor o regime.

Ao mesmo tempo (a partir das 2 horas), iniciam-se movimentações de forças em Lisboa (Batalhão de Caçadores 5 - que desencadearia as operações, com a ocupação do Quartel-General da Região Militar de Lisboa, em S. Sebastião da Pedreira), Mafra (Escola Prática de Infantaria, ocupando o Aeroporto), Aveiro, Lamego, Vendas Novas, Tomar, Viseu, Figueira da Foz, Estremoz, entre outras localidades.

Imagem

Imagem
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Viriato » Terça-Feira 16 Outubro 2007, 20:14

Pelas 3 horas da madrugada, os estúdios da RTP no Lumiar, do Rádio Clube Português (R. Sampaio e Pina) - 3h12 - e da Emissora Nacional (Quelhas) - 3h15 -, tal como o Aeroporto de Lisboa (4h20), são ocupados pelo “Movimento das Forças Armadas”, sendo também cercado o Quartel-General, em São Sebastião da Pedreira (4h30).

Meia hora depois, pelas 3h30, uma coluna militar (com 10 viaturas blindadas e 12 viaturas de transporte de tropas), com origem na Escola Prática de Cavalaria de Santarém, comandada pelo capitão Salgueiro Maia, tendo como adjunto o tenente Alfredo Assunção, inicia a sua marcha em direcção a Lisboa.

Imagem
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Viriato » Terça-Feira 16 Outubro 2007, 20:14

O Rádio Clube Português que, desde as 4 horas, suspendera a transmissão do programa “A Noite é Nossa”, emitindo apenas música, transforma-se em “Posto de Comando do MFA”; às 04h26, era emitido o primeiro comunicado, lido por Joaquim Furtado .(que pode ouvir aqui)

«Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas.

As Forças Armadas portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderia conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.

Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar eventual colaboração, que se deseja, sinceramente, desnecessária
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Viriato » Terça-Feira 16 Outubro 2007, 20:15

O segundo comunicado do Movimento das Forças Armadas foi transmitido às 4h45 na antena do Rádio Clube Português:

"A todos os elementos das forças militarizadas e policiais o comando do Movimento das Forças Armadas aconselha a máxima prudência, a fim de serem evitados quaisquer recontros perigosos. Não há intenção deliberada de fazer correr sangue desnecessário, mas tal acontecerá caso alguma provocação se venha a verificar.

Apelamos, portanto, para que regressem imediatamente aos seus quartéis, aguardando as ordens que lhes serão dadas pelo M. F. A.

Serão severamente responsabilizados todos os comandos que tentarem por qualquer forma conduzir os seus subordinados à luta com as Forças Armadas."
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Viriato » Terça-Feira 16 Outubro 2007, 20:15

Às 5h15, era emitido o terceiro comunicado:

"A todos os elementos das Forças Militarizadas e policiais, o Comando do Movimento das Forças Armadas aconselha a máxima prudência, a fim de serem evitados quaisquer recontros perigosos. Não há intenção deliberada de fazer correr sangue desnecessariamente, mas tal acontecerá caso alguma provocação se venha a verificar.

Apelamos, portanto, para que regressem imediatamente aos seus quartéis, aguardando as ordens que lhes serão dadas pelo Movimento das Forças Armadas. Serão severamente responsabilizados todos os comandos que tentarem por qualquer forma conduzir os seus subordinados à luta com as Forças Armadas.

Informa-se a população de que, no sentido de evitar todo e qualquer incidente ainda que involuntário, deverá recolher a suas casas, mantendo absoluta calma. A todos os elementos das forças militarizadas, nomeadamente às forças da G.N.R. e P.S.P. e ainda às Forças da Direcção-Geral de Segurança e Legião Portuguesa, que abusivamente foram recrutadas, lembra-se o seu dever cívico de contribuírem para a manutenção da ordem pública, o que, na presente situação, só poderá ser alcançado se não for oposta qualquer reacção às Forças Armadas. Tal reacção nada teria de vantajoso, pois conduziria a um indesejável derramamento de sangue, que em nada contribuiria para a união de todos os portugueses. Embora estando crentes no bom senso e no civismo de todos os portugueses, no sentido de evitarem todo e qualquer recontro armado, apelamos para que os médicos e o pessoal de enfermagem se apresentem em todos os hospitais para uma colaboração que fazemos votos seja desnecessária."
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Viriato » Terça-Feira 16 Outubro 2007, 20:16

Pelas 5h55, as tropas comandadas por Salgueiro Maia instalam-se no Terreiro do Paço, cercando os ministérios, a Câmara Municipal, a Marconi, o Banco de Portugal e a 1ª Divisão da PSP, apontando armas ao Ministério do Exército.

Salgueiro Maia afirmaria ao jornalista Adelino Gomes que “Estamos aqui para derrubar o governo”.
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Viriato » Terça-Feira 16 Outubro 2007, 20:16

Eram 6h45, quando foi emitido o 4º comunicado do "Movimento das Forças Armadas":

"Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.

Atenção elementos das forças militarizadas e policiais.

Uma vez que as Forças Armadas decidiram tomar a seu cargo a presente situação, será considerado delito grave qualquer oposição das forças militarizadas e policiais às unidades militares que cercam a cidade de Lisboa. A não obediência a este aviso poderá provocar um inútil derramamento de sangue, cuja responsabilidade lhes será inteiramente atribuída.

Deverão, por conseguinte, conservar-se dentro dos seus quartéis até receberem ordens do Movimento das Forças Armadas. Os comandos das forças militarizadas e policiais serão severamente responsabilizados, caso incitem os seus subordinados à luta armada."
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Viriato » Terça-Feira 16 Outubro 2007, 20:17

Às 7h30, Luís Filipe Costa lia o 5º comunicado do dia:

"Aqui posto de comando das Forças Armadas.

Conforme tem sido transmitido, as Forças Armadas desencadearam, na madrugada de hoje, uma série de acções com vista à libertação do País do regime que há longo tempo o domina.

Nos seus comunicados as F. A. têm apelado para a não intervenção das forças policiais, com o objectivo de se evitar derramamento de sangue. Embora este desejo se mantenha firme, não se hesitará em responder, decidida e implacavelmente, a qualquer oposição que se venha a manifestar.

Consciente de que interpreta verdadeiros sentimentos da Nação, o M. F. A. prosseguirá na sua acção libertadora, e pede à população que se mantenha calma e que recolha às suas residências.

Viva Portugal."

Às 8h45, era emitido nova comunicação (essencialmente, reafirmando o teor do comunicado precedente):

"As Forças Armadas iniciaram uma série de acções com vista à libertação do País do regime que há longo tempo o domina.

Nos seus comunicados, as Forças Armadas têm apelado para a não intervenção das forças policiais, com o objectivo de se evitar derramamento de sangue. Embora este desejo se mantenha firme, não se hesitará em responder, decidida e implacavelmente, a qualquer oposição que venha a manifestar-se.

Consciente de que interpreta os verdadeiros sentimentos da nação, o movimento das Forças Armadas prosseguirá na sua acção libertadora e pede à população que se mantenha calma e que recolha às suas residências.

Viva Portugal!"
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Próximo

Voltar para 25 de Abril

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes