VIVA O 25 DE ABRIL

VIVA O 25 DE ABRIL

Mensagempor Reboredo » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 00:06

ABRIL SEMPRE

Comemoramos mais um aniversário do 25 de Abril – dia da liberdade.

E recordamos essa data, não na atitude de quem cumpre um ritual passadista (como muitos, de tanto o desejarem, não se cansam de repetir), mas olhando para o futuro e tendo sempre na memória, como referência da luta que hoje travamos, o significado e a importância do processo iniciado nesse dia e que viria a produzir profundas transformações na sociedade portuguesa.

Quando, na madrugada desse dia memorável, os valentes Capitães de Abril derrubaram o governo fascista de Marcelo Caetano, tiveram a seu lado, desde logo e em primeiro lugar, a classe operária, as massas trabalhadoras – que assim prosseguiam a luta travada durante décadas contra o regime fascista, pela democracia, pela liberdade, pela justiça social, pelo progresso. E esse é um dado que marca de forma impressiva o conteúdo de todo o processo iniciado no dia 25 de Abril.

Foi nessa luta persistente e corajosa que radicou o êxito da acção libertadora do MFA. Como, certeiro, escreveu o Poeta da Revolução, «quem o fez era soldado/homem novo, capitão/mas também tinha a seu lado/muitos homens na prisão».

E foi na sequência natural dessa luta persistente e corajosa que, no próprio dia 25 de Abril, as massas populares conquistaram a liberdade, exercendo-a, e partiram para a exaltante caminhada rumo ao futuro.

A isso se deve, igualmente, o facto de, desde os primeiros momentos, a revolução de Abril ter evidenciado o seu carácter progressista, emancipador e popular.

Os ideais de Abril estão patentes, desde logo, nos primeiros decretos dos primeiros governos provisórios (visando a melhoria das condições de vida dos mais desfavorecidos), bem como no reconhecimento imediato dos direitos dos trabalhadores; ou no apontar de uma política de paz, cooperação e amizade com todos os povos do mundo e que, assim sendo, se traduzia de imediato no reconhecimento do direito à independência dos povos das colónias.

E é na base desses princípios e valores que o movimento operário e popular avança para as históricas conquistas da revolução, designadamente, o controlo operário, as nacionalizações a reforma agrária – conquistas que, complementando as liberdades alcançadas, vão dando forma a uma democracia avançada, a cujas vertentes política, económica, social e cultural se associa uma forte componente participativa e uma inequívoca postura de defesa da independência e da soberania nacional. E é dando força de lei a essas conquistas, e consagrando-as, que a Constituição da República Portuguesa desenha e molda o regime democrático de Abril – a democracia mais avançada alguma vez existente no nosso País.

É, então, contra esta política de direita – a política da contra-revolução – que mais uma vez assinalamos, em luta, o dia da liberdade e assumimos o compromisso de dar expressão ao lema 25 de Abril sempre, fascismo nunca mais.

Assim, as comemorações do 25 de Abril constituirão uma forte jornada de luta pelos ideais de Abril – que é, ao fim e ao cabo, o objectivo da luta hoje travada pelas massas trabalhadoras e pelas populações quando se batem por direito ao trabalho com direitos, pelos direitos à saúde e à educação, pela liberdade e pela democracia, enfim por tudo aquilo que Abril nos trouxe.

Na continuidade das poderosas movimentações de massas que, no ano que passou e nos primeiros meses do actual, mobilizaram centenas de milhares de trabalhadores de todas as áreas de actividade dos sectores público e privado, a jornada do 25 de Abril – tal como a do 1º de Maio que aí vem - será inspirador ponto de passagem para as lutas do futuro imediato.
(in a web)

VIVA O 25 DE ABRIL - VIVA PORTUGAL

Reboredo
Sempre sempre não, mas sempre sempre até é bom.
Reboredo
Furriel
Furriel

Registado: Quinta-Feira 11 Outubro 2007, 18:23

Re: VIVA O 25 DE ABRIL

Mensagempor olhos de amêndoa » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 00:41

VIVA O 25 DE ABRIL HOJE E POR TODO O SEMPRE VIVA SALGUEIRO MAIA E TODOS OS SEUS ACOMPANHANTES DESSA MEMORÁVEL MADRUGADA
O mais feliz dos felizes, é aquele que faz os outros felizes !
olhos de amêndoa
Dançarina
Dançarina

Registado: Quarta-Feira 24 Outubro 2007, 12:55

Mensagempor XôZé » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 02:04

Faço minhas as tuas palavras! :grin:

Só lhe mudo é a cor

olhos de amêndoa Escreveu:VIVA O 25 DE ABRIL HOJE E POR TODO O SEMPRE VIVA SALGUEIRO MAIA E TODOS OS SEUS ACOMPANHANTES DESSA MEMORÁVEL MADRUGADA [/size]

Sabes, sou como os touros, marro com tudo o que seja vermelho. :mrgreen:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor XôZé » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 02:19

Entretanto, encontrei isto por aí...

Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Mensagempor Viriato » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 05:33

està espectacular, sobretudo o final ! :twisted:

tenho de ver se arranjo maneira de gravar isso no meu PC, para guardar !
Imagem
Sou capaz do melhor como do pior, mas no pior, sou eu o melhor !
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Registado: Segunda-Feira 8 Outubro 2007, 16:38

Mensagempor olhos de amêndoa » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 11:17

Os meus parabéns querido amiguinho XôZé por este inolvidável trabalho estou como o Vivi, sobretudo o final é maravilhoso. Muito obrigada, joquinhas para ti, muitas.
O mais feliz dos felizes, é aquele que faz os outros felizes !
olhos de amêndoa
Dançarina
Dançarina

Registado: Quarta-Feira 24 Outubro 2007, 12:55

Mensagempor zézen » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 12:36

Muito gostas tu do Mouro :twisted:
a.o.s., foi, é, e serà sempre, um F.D.P.
zézen
tem opinião sobre tudo, e sobretudo opinião
tem opinião sobre tudo, e sobretudo opinião

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 17:10

Mensagempor Scalabis » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 13:39

Não há muitos fóruns onde se possa ler o 25 de Abril, como tal aqui estou hoje também para comemorar o 25 de Abril

Imagem
Imagem

Imagem Imagem
Scalabis
Alexandre, o grande
Alexandre, o grande

Registado: Quinta-Feira 11 Outubro 2007, 22:17

Mensagempor XôZé » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 14:02

olhos de amêndoa Escreveu:Os meus parabéns querido amiguinho XôZé por este inolvidável trabalho ... Muito obrigada, joquinhas para ti, muitas.

Agradeço mas não fui eu que fiz o filminho amiga.... :roll:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Mensagempor XôZé » Sexta-Feira 25 Abril 2008, 14:13

Viriato Escreveu:està espectacular, sobretudo o final ! :twisted:

É capaz de haver por aí quem não ache muita piada... :mrgreen:

Viriato Escreveu:...tenho de ver se arranjo maneira de gravar isso no meu PC, para guardar !

É muito fácil amigo como passo a explicar:

Regista-te aqui (obrigatório) :arrow: http://vconvert.net/ e aguarda a recepção na tua caixa de correio da confirmação de adesão com o link de acesso (mantem-no sempre guardado porque é por ele que vais aceder ao programa.).

Cada vez que o quiseres sacar um filme do YouTube, deves clicar sempre sobre ele para aceder colocando o teu username e password.

Copias depois o link do vídeo e colocas no espaço apropriado, escolhes o formato em que queres guardar e aguardas uns minutos.

Não explico mais nada porque é demasiado fácil e tu não és quadrado nestas tecnologias. :twisted:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Próximo

Voltar para 25 de Abril

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes